SAE J2360: A importância de se ter um lubrificante com desempenho superior

0
99

SAE J2360
A importância de se ter um lubrificante com desempenho superior para eixos diferenciais

Por: Edson Fonseca Jr

Ninguém pode negar o valor de se ter maior durabilidade e economia na operação de veículos comerciais, e o uso de lubrificantes de alta qualidade é um fator de importante contribuição.

SAE J2360: A importância de se ter um lubrificante com desempenho superior para eixos diferenciais
SAE J2360: A importância de se ter um lubrificante com desempenho superior para eixos diferenciais

O processo de escolha do lubrificante muitas vezes considera apenas características físicas do produto como viscosidade, ou simplesmente o desempenho do nível API. No entanto, esse tipo de critério de escolha pode levar a um lubrificante não adequado e comprometer os equipamentos, causando falhas irreversíveis.

O uso do lubrificante apropriado oferece melhor proteção para engrenagens, rolamentos, retentores e mancais, além de aumentar a eficiência do equipamento, reduzindo o consumo de combustível.

Quando falamos em lubrificantes para eixos diferenciais, logo pensamos no tradicional API GL- 5, que é uma especificação comumente usada pelos usuários.

As características da frota atual e suas necessidades

Com a modernização da frota e a crescente sofisticação dos equipamentos, em conjunto com a severidade do regime de utilização, notou-se um aumento da demanda por componentes de eixos no mercado de reposição, revelando deficiências no desempenho de lubrificantes que atendem exclusivamente ao nível de desempenho API GL-5.

Clique na revista abaixo e leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO:

Lubes em Foco 64