terça-feira, outubro 23, 2018
Home Carro e Moto Robô autônomo da Alibaba reconhece rostos

Robô autônomo da Alibaba reconhece rostos

0
53

Robô autônomo

A Alibaba, empresa chinesa gigante do comércio eletrônico, tem aprendido com a Amazon e não fica apenas no básico na hora de vender seus produtos: ela também investe no desenvolvimento de tecnologias que podem auxiliar em entregas e até ser aplicadas em outras funções diversas.

A companhia, dessa vez, anunciou uma série de inovações, mas o destaque mesmo fica com o robô G Plus, um carrinho que contém um armário onde as entregas são armazenadas e que pode se deslocar a velocidades de até 15 km/h.

A entrega é para você

O robô possui um sistema de navegação próprio que tem como base uma tecnologia chamada LIDAR, que emite luz para criar um mapeamento tridimensional das superfícies ao redor

Quando o robô chega no local da entrega, ele destrava o lugar de estocagem assim que identifica o rosto do receptor da mercadoria – ou ele também pode utilizar uma senha. O conteúdo do robô pode até ser aquecido no caso de entrega de comida, para você receber sua refeição quentinha.

O G Plus está sendo testado atualmente na matriz da Alibaba em Hangzhou, na China, e é capaz de conduzir diversos pacotes de diferentes tamanhos. Sua autonomia também é bem maior do que seus antecessores, o que permite que ele entregue produtos ainda mais longe do que qualquer versão anterior.

Vendo tudo ao redor

O robô possui um sistema de navegação próprio que tem como base uma tecnologia chamada LIDAR, que emite luz para criar um mapeamento tridimensional das superfícies ao redor. Caso o G Plus perceba que está em um local muito cheio de pessoas ou carros, ele diminui a velocidade para evitar acidentes.

Como vai ser o futuro das entregas de compras online? Provavelmente teremos muitos robôs entregadores por aí, mas isso ainda deve demorar um pouco para a contecer. Enquanto isso, empresas como a Alibaba continuam testando esses sistemas até que estejam aptos a fazer delivery com segurança.

Fonte(s)