Novo Guia ASTM define técnicas para medir viscosidade do óleo em serviço

120

O comitê da ASTM International sobre produtos petrolíferos, combustíveis líquidos e lubrificantes (ASTM D02) criou um novo padrão (que em breve será lançado como D8185), que servirá como um guia, para determinar como medir a viscosidade do óleo em serviço.

De acordo com os membros do comitê, qualquer pessoa com formação técnica em lubrificação ou condições de monitoramento pode usar este guia para determinar as opções para o teste de viscosidade.

Geralmente, a lubrificação adequada é importante para maximizar a vida útil de uma máquina ou dispositivo. A viscosidade pode afetar a energia e a transferência de massa do lubrificante na máquina.

“Se a viscosidade é muito alta, pode exceder as capacidades de bombeamento, e o lubrificante pode não ser capaz de alcançar componentes críticos”, diz Norm Kanar, membro da ASTM International, gerente de marketing e vendas da Savant Labs. “Se a viscosidade é muito baixa, o lubrificante pode não ser capaz de proteger a máquina do desgaste prematuro dos componentes.”

Kanar diz que o novo padrão contém informações práticas, históricas e relevantes sobre como medir a viscosidade do lubrificante em serviço. O guia também fornece aos trabalhadores os princípios básicos de cada abordagem de medição e como conduzí-los.