Rally Dakar 2019 será disputado apenas no Peru

0
51

Rally Dakar 2019

O Rally Dakar, uma das principais competições off-road do mundo divulgou nesta semana um vídeo oficial – que você vê mais abaixo – no qual oficializa o Peru como único país pelo qual a prova passará em 2019, quebrando a tradição que vem desde 2009, quando foi realizada pela primeira vez na América do Sul, passando por Argentina e Chile. No ano que vem, a competição acontecerá entre os dias 06 e 17 de janeiro com largada e chegada na capital Lima, mas a extensão e o roteiro da prova ainda não foram divulgados.

A primeira vez…

Essa é a primeira vez que o Dakar será realizado em um único país em seus mais de 40 anos de história – a edição do ano que vem será a de número 41. Segundo o diretor da prova, Etienne Lavigne, disse à imprensa internacional, devemos esperar etapas mais técnicas e difícieis, uma vez que boa parte do rali passará pelas dunas do Peru. As categorias continuam sendo disputadas por motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões, mas estes três últimos grupos terão uma força extra em 2019. Durante a primeira semana, os que forem forçados a deixar a prova por algum acidente ou problema técnico poderão voltar à competição na segunda semana no dia de descanso e seguindo do trecho em questão em diante, mas serão classificados em uma categoria especial, que a organização batizou de Semi-Maratona.

Um único país

Sobre a realização em um único país, há rumores dizendo que o Chile iria sediar a prova junto com o Peru, mas desistiu na última hora. Outros boatos tdão conta também de que a ASO, organizadora do evento, queria que o Dakar começasse no Chile e terminasse no Equador, mas as conversas não evoluíram com esses três países. Há ainda quem diga que isso é um indício para que o rali mais famoso do mundo deixe de vez a América do Sul para voltar para a Africa em um futuro próximo.


O Dakar deste ano terminou com a vitória de Matthias Walkner, do time Red Bull KTM Factory Team e festa brasileira no pódio com a dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin da South Racing Can Am vencendo na categoria UTVs.