Mercado de óleos básicos será tema de painel em evento no Rio

120

As discussões sobre o futuro do mercado de óleos básicos no Brasil continuam intrigantes. A demanda por grupos II e III só tende a aumentar, as refinarias brasileiras só produzem grupo I e o rerrefino colabora com pouca quantidade de grupo II. O 8º Encontro com o Mercado, a ser realizado nos dias 19 e 20 de junho, no Rio, está programando um painel com os principais players desse mercado para a troca de ideias e alinhamento do conhecimento sobre o assunto.

óleos básicos - Encontro com o mercado

De acordo com o coordenador técnico do evento, Pedro Nelson Belmiro, é muito importante que o mercado esteja consciente das condições que teremos em futuro breve, com relação aos óleos básicos no Brasil. “Não estamos dizendo que o Brasil precisa de refinarias de grupo II ou III e nem que seria melhor dependermos de importação dos básicos de melhor qualidade. O que queremos é uma discussão consistente sobre o assunto, para que todos possam se preparar para o futuro”, comentou Belmiro.

Óleos básicos de carona com os combustíveis

O Programa Combustível Brasil tem uma grande preocupação com o abastecimento de combustíveis e a Petrobras anuncia que está empenhada em parcerias. A questão é: como ficariam os lubrificantes nesse contexto? É sabido que construir uma refinaria apenas para a produção de lubrificantes de melhor qualidade não seria viável, mas o que dizer de introduzir uma unidade de produção de básicos em uma possível refinaria que viesse a ser construída devido a um posicionamento estratégico do governo, em relação aos combustíveis?

“Não é uma questão para se esgotar em apenas um debate, mas sim, colocar na mesa o assunto, para que daí possamos pensar melhor o nosso mercado”, concluiu Belmiro.

Painel trará players importantes

O Painel deverá contar com a participação da Petrobras, do Ministério de Minas e Energia, de Consultoria internacional e produtores e importadores brasileiros.

O 8º Encontro com o Mercado será realizado no Hotel Windsor Flórida, Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20 de junho, e as inscrições já se encontram abertas, e podem ser feitas diretamente no site do evento, em http://www.lubes.com.br/EncontroComMercado/08_encontro/8-Encontro-com-o-mercado.php , ou na Editora Onze, pelo telefone 21-2224-0625, falar com Shirley.