Qual o caminho para o mercado brasileiro de óleos básicos?

0
130
O Brasil será importador de óleos básicos ou terá investimentos em refino?
O Brasil será importador de óleos básicos ou terá investimentos em refino?

Todas as tendências apontam para a utilização cada vez maior de óleos básicos de melhor qualidade, ou seja, dos grupos API II e III. As refinarias brasileiras só produzem grupo I e muito pouco do rerrefino oferece grupo II aos formuladores. A produção mundial está com super oferta e os investimentos em novas refinarias no Brasil não saem do papel. O assunto será levantado no 8º Encontro com o Mercado, no Rio de Janeiro, dias 19 e 20 de junho de 2018.

Painel de óleos básicos reunirá especialistas

Reunindo produtores, consumidores, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia, o painel sobre os óleos básicos no Brasil será realizado na tarde do primeiro dia do evento, e iniciará um discussão de extrema importância para o mercado brasileiro de óleos lubrificantes.

O programa de governo Combustível Brasil tem tratado primordialmente da situação dos combustíveis, uma vez que as importações cresceram exponencialmente nos últimos anos, e são produtos estratégicos para o abastecimento do país. Mas, o que dizer dos lubrificantes? Certamente, não seria viável construir uma refinaria visando somente a produção de básicos de grupos II e III, mas teria espaço para isso, se fosse viabilizada a construção de uma nova refinaria com foco em combustíveis?

O Brasil importa hoje mais de um terço de suas necessidades de óleos básicos, e quase todo o volume de grupo II e 100% do grupo III para seu mercado.

Encontro com o Mercado 

O 8º Encontro com o Mercado, promovido pela revista Lubes em Foco e Portal Lubes, reunirá os principais agentes do mercado brasileiro de lubrificantes, e, de acordo com o coordenador técnico do evento, Pedro Nelson Belmiro, a ideia é iniciar um debate produtivo sobre a situação dos óleos básicos no Brasil. ” Não se pretende esgotar, em tão pouco tempo, um assunto tão complexo, mas sim, colocar a semente para que outras discussões sejam realizadas e o segmento de lubrificantes seja observado com a devida importância”, enfatizou Belmiro.

O evento trará ainda cerca de 18 palestrantes nacionais e internacionais, com foco principal em lubrificantes, abordando aspectos mercadológicos e tecnológicos, além de oferecer um espaço ideal para expansão da rede de contatos e realização de negócios.

O programa preliminar já pode ser consultado no site do evento e as inscrições podem ser realizadas em http://www.lubes.com.br/EncontroComMercado/08_encontro/8-Encontro-com-o-mercado.php  ou diretamente com a Editora Onze, pelo telefone 21-2224-0625, falar com Shirley.