BP investe em empresa que poderá carregar veículo elétrico em 5 minutos

0
150

A BP anunciou que seu fundo de capital de risco investiu US$ 20 milhões na empresa israelense StoreDot, que está desenvolvendo um sistema de bateria que poderia carregar um carro elétrico no tempo necessário para encher um tanque de gasolina, ou seja, em cinco minutos, permitindo ainda uma autonomia de até 480 km (300 milhas). A StoreDot  produzirá baterias flash para celulares, já em 2019.

Com o número de veículos elétricos (VEs) em todo o mundo crescendo rapidamente, a BP disse que está trabalhando em toda a cadeia de fornecimento, para apoiar o desenvolvimento de tecnologias e infraestrutura necessárias para suportar esse crescimento. A BP acredita que o carregamento ultrarrápido será fundamental para acelerar a adoção de veículos elétricos, em todo o mundo.

BP investe em empresa que poderá carregar veículo elétrico em 5 minutos
BP investe em empresa que poderá carregar veículo elétrico em 5 minutos

Tufan Erginbilgic, Executivo-chefe da Downstream, disse: “O carregamento ultrarrápido está no centro da estratégia de eletrificação da BP. A tecnologia da StoreDot mostra um potencial real para baterias de carros, que podem ser carregadas no mesmo tempo necessário para encher um tanque de gasolina. Com nosso crescente portfólio de infraestrutura e tecnologias de carregamento, estamos entusiasmados com nossas oportunidades de desenvolver ofertas de clientes de VE, realmente inovadoras. Estamos comprometidos em ser o fornecedor de combustível, não importa o tipo de carro que nossos clientes dirijam. ”

A StoreDot desenvolveu uma tecnologia de bateria à base de íon de lítio que permite um carregamento ultrarrápido para os mercados de celulares e industrial. Usando essa tecnologia, a StoreDot também está desenvolvendo um novo tipo de bateria para carro , que terá como objetivo obter uma experiência de carregamento comparável ao tempo gasto para reabastecer um carro tradicional. A StoreDot atualmente espera as primeiras vendas de suas baterias flash para aparelhos celulares já em 2019.

A BP disse que seu trabalho em mobilidade avançada e desenvolvimento rápido e conveniente de redes de carregamento de VEs, incluindo investimentos em StoreDot e Freewire Technologies, dá suporte a clientes que visam reduzir suas emissões por meio de veículos elétricos.

O Dr. Doron Myerdorf, co-fundador e CEO da StoreDot, disse: “Trabalhar em conjunto com um líder global de energia é um marco significativo na direção da StoreDot, para fortalecer o ecossistema de carregamento ultra-rápido de VE. A combinação da presença impressionante da BP e do ecossistema da StoreDot para parcerias com VEs permite uma implementação mais eficaz de estações de recarga ultrarrápidas e pode permitir uma melhor experiência de carregamento para os motoristas. ”

David Gilmour, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da BP Ventures, disse: “A tecnologia para apoiar os VEs está avançando rapidamente, e a BP Ventures está comprometida em identificar e investir em empresas que acreditamos estarem na vanguarda deste setor. A StoreDot demonstrou um progresso significativo no desenvolvimento de carregamento ultrarrápido, tanto em aplicativos para celulares quanto em veículos. A BP espera trabalhar junto com eles, como investidor e parceiro estratégico, para trazer sua tecnologia do laboratório para o veículo ”.

Atualmente, a BP possui mais de 70 pontos de recarga em suas lojas no mundo todo. Em janeiro de 2018, a BP investiu US$ 5 milhões na FreeWire Technologies, fabricante de sistemas de carregamento rápido de VE. Em 10 de maio, a BP assinou um Memorando de Entendimento com a NIO Capital da China, para explorar oportunidades em mobilidade avançada.

A StoreDot Ltd é líder em inovação de baterias e materiais, desenvolvendo tecnologias inovadoras baseadas em uma metodologia exclusiva para o projeto e a síntese de compostos orgânicos e inorgânicos. Projetados para substituir tecnologias conhecidas com propriedades eletroquímicas aprimoradas, os compostos de propriedade da StoreDot, combinados com nanomateriais, são otimizados para várias aplicações de carregamento ultrarrápido de bateria, incluindo dispositivos móveis e veículos elétricos.

A Unidade de Mobilidade Avançada da BP foi criada para construir negócios sustentáveis ​​e materiais para os negócios da Downstream. em um futuro com baixo consumo de carbono e ativado digitalmente. Respondendo a novas e disruptivas tendências em mobilidade, incluindo eletrificação de transporte, veículos autônomos e mudança de padrões de propriedade, a equipe procura opções além dos principais negócios da Downstream e explora maneiras pelas quais a BP pode alavancar seus ativos, capacidades e marcas através de novas parcerias e modelos de negócios.

BP Ventures investe em tecnologia

A BP Ventures identifica e investe em empresas de tecnologia privadas, de alto crescimento e potencialmente revolucionárias, acelerando inovações de ponta em todo o espectro de energia. Desde 2006, a BP Ventures investiu mais de US $ 400 milhões em empreendimentos corporativos, e possui 42 investimentos ativos em sua carteira atual.

O portfólio da BP Ventures é focado principalmente em tecnologias emergentes na exploração e produção de petróleo e gás e processos de conversão downstream. Além disso, tem um foco estratégico renovado em cinco áreas principais: mobilidade avançada, produtos bio e de baixo carbono, gerenciamento de carbono, transformação digital e energia e armazenamento.