API publica Addendum 7 com a nova classificação SN Plus

0
158

SN Plus

O American Petroleum Institute – API publicou o Addendum 7 para a norma API 1509, incluindo a nova classificação API SN Plus, mas os licenciamentos ainda não têm data para serem publicados. A norma descreve o Sistema de Certificação e Certificação de Óleo de Motor API (EOLCS) e explica aos comerciantes como as marcas de API diferentes são licenciadas e exibidas para o consumidor.

Em 9 de novembro de 2017, o API Lubricants Standards Group aprovou a adoção do SN PLUS, uma nova classificação que pode ser usada em conjunto com API SN e API SN com Resource Conserving. O idioma do usuário e os requisitos para a nova classificação fazem parte deste aviso e podem ser baixados aqui.

Data de licenciamento da SN Plus ainda a ser determinada

A API planeja licenciar óleos com a classificação SN PLUS, mas a data em que esses óleos aparecerão no Diretório API dos licenciados e os comerciantes poderão exibir o donut com SN PLUS na parte mais baixa do símbolo ainda precisa ser determinada.

Uma decisão sobre a primeira data de licenciamento será feita após o API e o Grupo de Padrões de Lubrificantes ter avaliado as diretrizes de Intercâmbio de óleo básico e viscosidade (BOI e VG Read Across),  para a Sequência IX (LSPI), .

Os profissionais de marketing podem identificar seus óleos que atendam a todos os requisitos dos padrões conforme o SN PLUS ou SN PLUS Resource Conserving, antes da data do primeiro licenciamento, mas não poderão afirmar ou indicar que têm certificação API ou licenciamento SN PLUS, antes da data de licenciamento.

Os comerciantes que desejam que o API licencie seus óleos como atendendo à  API SN PLUS e API SN PLUS Resource Conserving, na primeira data de licenciamento, devem solicitar o licenciamento por meio do sistema de aplicativos on-line. O direito de reivindicar o licenciamento do API na classificação SN PLUS não será permitido, até a primeira data de licenciamento ser determinada. O API notificará os licenciados quando o sistema de aplicativos on-line estiver pronto para aceitar solicitações para SN PLUS.

Uma revisão completa da API 1509 está sendo preparada para incorporar todas os adendos publicados, ou sejam, de 2 a 7.