freio-motor de automáticos em ladeiras, sem frear?

Mesmo sem usar o acelerador e o freio, o veículo automático permanecerá engrenado em descidas íngremes

0
96

Vai descer? Carro sempre engatado (Reprodução/Internet)

Freio-motor de automáticos em ladeiras

Quando paramos de acelerar um veículo automático, ele passa a se deslocar com a chamada roda livre, pois não há o freio-motor. Então, como descer uma ladeira? Segurando o carro no freio?

Primeiro é preciso entender que nem todo carro automático conta com o recurso que desacopla o trem de força das rodas.

Esse sistema, que pode ter diferentes nomes de acordo com cada fabricante, permite aproveitar a energia cinética do carro em pisos planos ou declives leves, evitando reacelerações e o consequente aumento do consumo.

“Nesses veículos há diversos sensores que detectam desde a inclinação da carroceria até a posição da alavanca de câmbio. Caso o veículo aumente de velocidade ou o motorista acione o freio, automaticamente a transmissão volta a ser acoplada e muda a marcha para uma inferior, para oferecer freio-motor”, explica Lothar Werninghaus, consultor técnico da Audi.

Ou seja: em descidas íngremes o veículo sempre ficará “engrenado”, permitindo o freio-motor nessas situações.

Roda-livre

Um ponto importante da chamada “roda-livre” é que ela não é exclusiva dos câmbios robotizados com uma ou duas embreagens. Novas tecnologias permitiram que as caixas automáticas convencionais também ofereçam o sistema.

A diferença é que, nos carros automáticos, a “roda-livre” não é a mesma coisa que o próprio motorista coloque a alavanca em neutro. Fazer isso, inclusive, danifica o conjunto ao prejudicar a lubrificação de suas partes móveis.