Grupo Lwart atinge melhor resultado em Segurança dos últimos 8 anos

0
44
grupo lwart

Grupo Lwart 

Um ambiente de trabalho seguro e saudável traz benefícios à qualidade de vida dos colaboradores. Tendo como base esse princípio, o Grupo Lwart teve um desempenho muito positivo no quesito segurança no fechamento de 2017. A empresa encerrou o ano com uma Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (TFCA) de 1,7 e Taxa de Gravidade (TG) de 35 – as menores desde que o Grupo começou a aplicar esta medição, em 2009.

1

2

TFCA

A TFCA é o indicador oficial e obrigatório em grande parte das organizações. É usada nas estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego e serve para monitorar o nível de segurança do ambiente de trabalho. Sua fórmula é simples: número de acidentados com afastamento do trabalho (NACA) dividido pela quantidade de horas de exposição ao risco vezes 1 milhão de horas trabalhadas.

3

Já a TG é a soma do número de dias perdidos (DP), transportados (DT) e debitados (DD) devido a acidentes por milhão de homens-hora de exposição ao risco. Ela tem por objetivo monitorar o nível de segurança do ambiente do trabalho.

4

Todos Pela Segurança

A boa notícia surge no Grupo Lwart em um momento muito especial: a comemoração dos cincos anos, em setembro passado, da implantação do Movimento Todos Pela Segurança. Os resultados positivos da TFCA e da TG estão diretamente ligados ao movimento. Quem afirma é o presidente do Grupo, Carlos Renato Trecenti.

“A luta contínua pela redução no número de acidentes de trabalho está relacionada a uma responsabilidade coletiva dos colaboradores. Cada um cuida de sua segurança e também da segurança dos colegas. E o Movimento Todos Pela Segurança reforçou essa cultura na empresa. Ele significa compartilhar conhecimentos, participar de eventos e treinamentos e também comemorar conquistas juntos aos colegas, como essa que estamos vivendo agora”, afirma.

Carlos Renato faz uma ilustração simples para reforçar a importância da segurança na empresa. “Imaginem uma corrente com 3 mil elos para puxar alguma coisa. Nenhum elo pode falhar nessa corrente. Todos os colaboradores devem se enxergar como elos de uma corrente”, diz.

Segurança do Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lwarcel Celulose

Para o gerente de Qualidade, Meio Ambiente, e Segurança do Trabalho da Lwarcel CeluloseChristiano Ometto, a conquista dos baixos índices de acidentes do trabalho só foi possível com o esforço de todas as áreas do Grupo.“Quando iniciamos o nosso dia de trabalho, o primeiro assunto abordado em todos os níveis da organização, da diretoria até o colaborador que trabalha na operação da fábrica, é a segurança. Cada vez mais estamos incorporando e permeando a cultura da segurança no nosso Grupo. Ambos os resultados da TFCA e da TG de 2017 refletem o sucesso e a importância do Movimento Todos Pela Segurança. Estamos no caminho certo”, destaca.

A disciplina, o cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança e o comprometimento de todos os colaboradores também são fatores que devem ser destacados à evolução no quesito segurança da empresa, segundo avaliação do gerente Industrial da Lwart Lubrificantes, José Ribeiro. “Os resultados positivos que conquistamos mostram que é possível chegarmos ao nível de acidente zero no Grupo. As evoluções são muito significativas e refletem a satisfação dos colaboradores no seu ambiente de trabalho. E este clima contribui para o bom desempenho das nossas operações”, afirma.