Sindicom agora é Plural – Surge uma nova Associação

0
1045

Plural

O Sindicom se reinventa e anuncia oficialmente sua nova marca: Plural – Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência. A instituição se diz atenta às novas oportunidades e responsabilidades que aparecem no novo cenário, após 76 anos de atuação, trabalhando em busca das soluções para os desafios que surgem com a reestruturação no downstream.

Nascida como uma associação, como o próprio nome indica, a PLURAL vai além de exercer o papel de representação sindical, buscando fortalecer sua atuação como promotora de um ambiente de negócios equilibrado, que garanta segurança aos investimentos em infraestrutura que se mostram necessários no momento atual do País. À frente de um dos setores mais sensíveis da economia, a entidade tem posição de grande importância no atual debate nacional, em que formas de sair da crise e de reconstruir o Estado são assuntos prioritários.

Plural tem foco em colaboração e inovação

Focada em colaboração e inovação, a PLURAL chega com uma estrutura cujo objetivo é garantir que o processo de transformação no ambiente de negócios se dê de forma transparente e previsível, gerando mais valor e menos riscos para o setor. A associação também surge atuando em busca de melhorias regulatórias e legislativas, geração de conhecimento e compartilhamento das melhores práticas identificadas no mercado.

“O setor de downstream tem sinalizado mudanças estruturais significativas que nós nunca vimos acontecer no nosso País e apresenta um cenário de muitas oportunidades. Estamos caminhando para ter mais previsibilidade. Para que possamos participar ativamente desse período de mudanças, o Sindicom está se renovando. A partir de 1o de janeiro vamos deixar de ser uma estrutura de sindicato patronal, a qual representamos com muito orgulho por mais de 76 anos, para nos transformarmos em uma associação”, destacou o presidente-executivo Leonardo Gadotti. “Com esta nova roupagem, ganhamos flexibilidade para atrair novos associados dentro de uma estrutura focada em segmentos do downstream, usando o formato de câmaras setoriais”, acrescentou.

Associação funcionará com câmaras setoriais

O novo sistema de governança funciona através das citadas câmaras setoriais independentes, que são divididas em Aviação, Combustíveis, Lubrificantes, Conveniência e Logística e Abastecimento, sendo todas elas atendidas por um Núcleo Institucional, responsável pelo planejamento estratégico, relações setoriais da associação, iniciativas de defesa da concorrência, de melhoria da regulação e de controle de qualidade.

Ainda segundo Gadotti, os objetivos da PLURALl para 2018 serão “realizar mais e trabalhar mais”, uma vez que, “mesmo em uma democracia, conquistas como justiça, direitos e livre iniciativa requerem permanentes lutas e mobilizações”.

 

Sobre o Sindicom

Fundado em 1941, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) representa, em nível nacional, as principais companhias distribuidoras de combustíveis e de lubrificantes: AirBP, Castrol, Chevron, Cosan, Ipiranga, Petrobras Distribuidora, Petróleo Sabbá, Petronas Lubrificantes, YPF, Raízen, Shell Lubrificantes e Total. Suas associadas representam aproximadamente 80% do volume de distribuição de combustíveis e lubrificantes no Brasil. A entidade é o fórum apropriado para discussões de assuntos jurídicos, fiscais, operacionais, de suprimentos, de transportes, de segurança industrial, de saúde ocupacional e de proteção ao meio ambiente que sejam comuns às suas associadas e de representação da categoria junto ao governo.