Produção de veículos no Brasil fica estável em novembro

223
Foto: Fernando Frazão-Agência Brasil

Produção de veículos

SÃO PAULO (Reuters) – A indústria brasileira produziu 249,1 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em novembro, queda de 0,3 por cento sobre outubro e alta de 15,2 por cento na comparação com um ano antes, anunciou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quarta-feira.

O setor teve vendas de 204,2 mil veículos no Brasil no mês passado, expansão de 0,7 por cento na comparação mensal e de 14,6 por cento ante novembro de 2016. O movimento foi influenciado por um menor número de dias úteis em novembro ante outubro e por uma fraca base de comparação um ano antes.

É um resultado positivo

“É um resultado positivo, pois tivemos um dia útil a menos em novembro em relação ao mês anterior. Pela primeira vez no ano ultrapassamos o emplacamento diário (dias úteis) de 10 mil unidades”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a jornalistas. Segundo ele, o emplacamento de novembro correspondeu a 10,2 mil unidades por dia útil ante nível de cerca de 6 mil veículos no início do ano.

“Temos expectativa de continuar com esse crescimento (de vendas) sobre um ano antes”, disse Megale.

As vendas externas

As vendas externas de veículos e máquinas agrícolas somaram 1,42 bilhão de dólares em novembro, alta anual de 31,4 por cento, informou a entidade. Considerando apenas autoveículos, as exportações de novembro subiram 17,2 por cento, para 1,13 bilhão de dólares. Em unidades, as exportações de autoveículos corresponderam a 73.073 unidades no mês passado, alta anual de 28,8 por cento. No ano, a indústria acumula crescimento de 53,3 por cento nas vendas externas de veículos montados, a 700.893 unidades.

O setor registrou crescimento

O setor, que meses atrás apurava quedas mensais no nível de pessoal ocupado, registrou crescimento de 2,5 por cento no número de funcionários em atividade na comparação com novembro do ano passado, para 126.349 empregos. O crescimento foi puxado pelo segmento de máquinas agrícolas, que viu seus quadros se expandirem em 9,3 por cento no período.