NVIDIA cria laboratório de design virtual 3D

0
24

NVIDIA cria laboratório de design virtual 3D para designers e projetistas de carros trabalharem de forma remota e colaborativamente.

NVIDIA HOLODECK, O LABORATÓRIO DE DESIGN VIRTUAL 3DA Nvidia anunciou há pouco mais de dois meses, em uma conferência sobre tecnologia em Munique, na Alemanha, uma admirável ferramenta de trabalho com tecnologia de realidade virtual batizada de Holodeck. Trata-se de uma plataforma colaborativa de realidade virtual inteligente voltada, principalmente, à designers e desenvolvedores de automóveis.

Nvidia Holodeck (Foto: divulgação)
Nvidia Holodeck (Foto: divulgação)

Nvidia Holodeck

O Holodeck permite que designers, colegas e outras pessoas interessadas criem seus projetos de forma colaborativa, e em um ambiente totalmente virtual 3D. Em nota divulgada para a apresentação da nova plataforma, a empresa revelou acreditar que ao remover as barreiras geográficas, seus usuários remotos poderão fazer avaliações de produtos, obter feedback imediato visual, com interação por voz e gestual dos participantes.

Nvidia Holodeck (Foto: divulgação)

Quem acessar o software dedicado terá a chance de renderizar modelos grandes e altamente detalhados, super-realistas, em tempo e escala do mundo real. Com isso, além de economizar tempo, os projetistas poderão também se concentrar em seus esboços, sem ter que se preocupar em simplificar modelos complexos para terem uma experiência em VR. Um grande avanço na área.

Por reduzir as interações com o mundo real, o programa chega com a promessa de poder encurtar a linha do tempo de desenvolvimento de qualquer projeto que possa ganhar vida no mundo digital, a partir do CAD (um software que substitui o rascunho manual por um processo automatizado).

Nvidia Holodeck (Foto: divulgação)

Outra vantagem, segundo a Nvidia, é o fato da nova plataforma impulsionar a criatividade dos envolvidos, proporcionando uma compreensão mais rápida e precisa de alguma cena ou modelo. O que, de algum modo, agiliza o processo de revisão e reduz a necessidade de prototipagem física. Como curiosidade, a grande diferença desse elemento para uma maquete é que a maquete se dá em miniatura, e o protótipo em tamanho real.

A ideia é bacana porque permite liberdade de criação e interação capaz de dar vida a robôs e objetos em um ambiente simulado, antecipando como tal invenção se comportaria ao se tornar realidade. Trazendo assim produtos mais seguros e mais econômicos para a sociedade. A Nvidia já disponibilizou acesso antecipado ao Holodeck.