Honda XRE 300 não sai de linha e apresenta modelo 2018

3142

Finalmente a Honda apresentou a Honda XRE 300 em sua versão 2018 para o mercado nacional, acabando com o mistério e especulações de que o modelo sairia de linha.

Com um bom crescimento em vendas, até outubro desse ano o modelo já vendeu 20.137 unidades (1180 unidades a mais que todo o ano de 2016), a fabricante continua apostando em sua trail de 300cc. (assista o vídeo no final desta matéria).

Honda XRE 300 2018 não sai de linha e é apresentada
Honda XRE 300 2018 não sai de linha e é apresentada

A aposta é manter a motocicleta do mesmo jeitinho que sua versão anterior, mas agora passando a contar com exclusiva versão Adventure vindo de série e com ABS. O preço teve aumento na versão Standard e se manteve o mesmo para a C-ABS.

Honda XRE 300 2018

Para os que costumam reclamar de marcas que lançam modelos cheios de modificações ano após ano, criando grande desvalorização de mercado no modelo anterior, a Honda trouxe a XRE 300 2018 igual a 2017.

Praticamente não mudou nada, nem mesmo o grafismo, onde o que há de diferente são a edição especial Adventure (Cinza Metálico) e a cor Verde Perolizado passando a integrar a linha ABS de série, que já contava com a Branco Rally.

XRE 300 2018 Adventure C-ABS

Aliás, a versão Adventure surgiu como um conceito apresentado durante o Salão Duas Rodas 2015, assim como foi feito esse ano com a CB 500F e outros três modelos, e que acabou virando realidade.

XRE 300 2018 Verde Diagonal

Motor da nova XRE 300 2018

A XRE 300 2018 chega ao mercado equipando o mesmo motor FlexOne com duplo comando no cabeçote, de 291,6 cc,4 tempos, injeção eletrônica PGM-Fi e arrefecimento a ar que é capaz de gerar a potência máxima de 25,4 cavalos a 7.500RPM e torque de 2,76kgf.m aos 6.000 giros.

Esses número são referentes ao uso de gasolina. Há um leve ganho tanto de potência, quanto de torque, quando abastecido com etanol.

Seu câmbio é de cinco velocidades, com escalonamento engrenado, oferecendo melhor torque e potência, com transmissão final por corrente.

XRE 300 2018 Off-Road

Trazendo ciclística desenvolvida para oferecer pilotagem mais segura e fácil, a nova Honda XRE 300 2018 conta com chassi de berço semiduplo, que permite estabilidade em diversos tipos de terrenos.

Além disso, o modelo traz suspensão de garfo telescópico, com 245 mm de curso na dianteira, enquanto a traseira tem suspensão mono-amortecida Pró-link, de curso de 225 mm e balança de alumínio.

Os freios são a disco nas duas rodas, com disco de 256mm na dianteira e 220mm na traseira, equipando o sistema antitravamento e combinado eletronicamente C-ABS. Seus aros são em alumínio cromatizado preto, com rodas 90/90 21” (Dianteira) e 120/80 18” (Traseira).

XRE 300 2018 Preta STD

Honda XRE 300 2018 Preço e Cores

Disponível nas concessionárias a partir de janeiro, a nova XRE 300 2018 tem preço sugerido de R$16.650,00 na versão Standard, vindo nas mesmas cores e ficando R$460,00 mais cara que a versão anterior.

XRE 300 2018 Branca Rally

Já o preço da XRE 300 2018 ABS se manteve o mesmo, de R$17.990,00, mas agora passando a ter as opções de cores Adventure (Cinza Metálico) e Verde Perolizado completando as opções junto com a já conhecida versão Branco Rally.

Vídeo XRE 300 2018

Seria essa uma estratégia da Honda para dar uma sobrevida a sua trail que é a mais vendida nessa faixa de cilindrada? Ou realmente a XRE 300 vai se manter no mercado por longos anos? Só o tempo dirá.

XRE 300 2018 Adventure C-ABS

Honda XRE 300 2018 Ficha Técnica

Motor DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecimento a ar
Cilindrada 291,6 cc
Potência máxima 25,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 25,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
Torque máximo 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,80 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)
Transmissão 5 velocidades
Sistema de partida Elétrico
Sistema Alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível Gasolina e/ou Etanol
Altura do assento 860 mm
Peso seco 146 kg / ABS: 153 kg
Tanque de combustível 13,8 litros
Chassi Berço Semi duplo
Suspensão dianteira Garfo telescópico / 245 mm
Suspensão traseira Pro-Link / 225 mm
Freio dianteiro A disco / 256 mm
Freio traseiro A disco / 220 mm
Pneu dianteiro 90/90 – 21
Pneu traseiro 120/80 – 18

XRE 300 2018 Branca Rally