Filtração eficiente: melhorando o desempenho de motores

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Filtração eficiente

Melhorando o desempenho de motores
de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T

Por: Marcos Thadeu Giacomini Lobo

O desempenho do filtro de óleo lubrificante no motor de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T de seu equipamento móvel corresponde à sua expectativa? Não fique intrigado se não tiver resposta a esta pergunta. A grande maioria dos usuários não tem qualquer idéia sobre como avaliar desempenho de filtros de óleo lubrificante que equipam os motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T em equipamentos móveis, e as respostas dos que conhecem algo sobre o assunto variam muito.

Os melhores filtros de óleo lubrificante de fluxo total utilizados em motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T existentes no mercado têm Eficiência de Captura de 50% para material particulado sólido com dimensões de 10 mícrons ou superior, o que corresponde à Razão Beta = 2 e que, para esta aplicação, são considerados “bons” filtros.

O que é desempenho de filtro de óleo lubrificante?
O que é desempenho de filtro de óleo lubrificante?

Em contrapartida, filtros de óleo lubrificante com Razão Beta = 1000 seriam considerados “bons” se utilizados na filtração de óleos lubrificantes de sistemas hidráulicos industriais. Por que essa diferença tão significativa em termos de desempenho? Vamos analisar alguns fatores que contribuem para essa variação:

DIMENSÕES FÍSICAS

Limitados por questões de espaço, as dimensões físicas dos filtros de óleo lubrificante utilizados em motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T são menores quando comparados àqueles utilizados para fins industriais. E menores dimensões físicas do filtro implicam menor área superficial do meio filtrante através do qual passa o óleo lubrificante.

PRESSÃO DIFERENCIAL

A Pressão Diferencial é a diferença medida entre a pressão na entrada e na saída do filtro de óleo lubrificante. Caso a Pressão Diferencial seja elevada demais, a válvula de by-pass abrirá, permitindo que o óleo lubrificante passe pelo filtro sem filtração.

Os filtros de óleo lubrificante dos motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T ou os cabeçotes em que são fixados no bloco vêm equipados com válvulas de by-pass a fim de que não haja deficiência de lubrificação em caso de obstrução por resíduos da combustão ou da oxidação do óleo lubrificante.

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Lubes em Foco 61