Dispositivo Engie prevê problemas no seu carro

0
54

Dispositivo Engie, do mesmo criador do Waze, prevê problemas no seu carro. Aparelho de fácil conexão e baixo custo ajuda a derrubar barreira entre mecânicos e motoristas.

Dispositivo Engie, do criador do Waze, prevê problemas no seu carro
Dispositivo Engie, do criador do Waze, prevê problemas no seu carro

Se você tem um carro, provavelmente já teve problemas mecânicos ou elétricos em algum momento. Uma empresa israelense lançou no Brasil um dispositivo Bluetooth para conectar o seu veículo ao seu smartphone.

Com isso, você pode ficar de olho de eventuais problemas que possam aparecer e até mesmo antecipar a troca de peças. O projeto é a nova empreitada de Uri Levine, cofundador do aplicativo de GPS Waze.

Engie

O dispositivo é chamado Engie e ele tem um aplicativo grátis para smartphones Android e iPhones.Para conectá-lo ao seu carro, é preciso encontrar a entrada OBDII, que existe nos carros mais recentes. Ela fica abaixo do volante.

Depois de encaixá-la, é preciso ligar o carro e procurar o dispositivo Bluetooth no aplicativo da empresa. A partir de então, você verá dados da análise feita pelo dispositivo com os dados do seu carro.

Se houver algum problema, um alerta será enviado a você por notificação. Neste carro, notamos que há um problema na bateria. Se algo semelhante acontecer com você, é possível levar o automóvel a sua empresa de confiança ou procurar serviços de reparos no próprios app.

O aplicativo mostra dados sobre os freios, o sistema do motor, o alternador, temperatura do motor, entre outras características do veículo.

Informando o valor do combustível, você pode saber quanto você gasta nas suas viagens.

Dá pra ver também as últimas distâncias percorridas, a duração e o consumo de combustível por quilômetro.

A ideia do Engie é derrubar a barreira de conhecimento entre o motorista e os mecânicos. Além disso, ele permite antecipar problemas que você terá com o seu carro e tomar medidas preventivas para evitar dores de cabeça.

O Engie é vendido em duas versões, uma para Android e outra para Android e iPhone. Os preços variam entre 75 e 99 reais

Em nossos testes, o dispositivo e o aplicativo funcionaram bem e eles podem ser bons aliados de quem tem um carro.