Desenvolvimento Pessoal: Custo ou Investimento em Posto

0
17

Há quem diga que desembolsar qualquer quantia para realizar um curso, comprar um livro ou participar de alguma palestra é perda de tempo e apenas gerar “despesas”.

O quanto você dono de posto ou gestor tem gasto com esses recursos tanto para seu uso pessoal, ou quanto para seus colaboradores?

Enfim, esse é um tema que venho pesquisando no mercado e hoje resolvi expor minha opinião.

Desenvolvimento Pessoal

Grande maioria das pessoas, incluindo empresários e colaboradores, buscam algum objetivo de vida, seja no aspecto pessoal ou profissional.

Logo, se existe esse objetivo, o ideal é criar um pequeno ou grande projeto para alcançar esse objetivo. Tal objetivo deve ser específico, mensurável e com data para se realizar.

Se você ainda não alcançou tal objetivo é em função de você não ter o conhecimento para já ter alcançado. Ou seja, se ainda não tenho aquilo que busco, é porque não sei como fazer, simples assim certo ?

Quando digo conhecimento, não estou induzindo a frequentar diversos cursos, faculdades ou participar de inúmeros eventos. Estou sugerindo conhecimento dedicado a buscar informações que poderão proporcionar uma transformação para um propósito.

Vamos analisar o seguinte:

Se eu quero criar um projeto, cujo objetivo é profissional, logo eu preciso focar naquilo que estou querendo. Logo preciso ter clareza, na seguinte condição: “O que eu Preciso Aprender Ou Focar Para Conseguir uma Promoção”? ou Alcançar Lucros? Ou Faturar Mais? Ser Livre Financeiramente…

Porém, não é apenas criar esse objetivo, para ser completo e se tornar efetivamente um compromisso com você é necessário ter uma data! Caso contrário, não é objetivo, e sim apenas um sonho!

Custo ou investimento

Mas o que esses últimos parágrafos tem haver com “custo ou investimento”?

Tem tudo a ver, investimento é todo aquele esforço em valor ou tempo que num futuro próximo poderá proporcionar retorno positivo. Enquanto custo são aqueles gastos que decorrem de esforços pontuais para alcançar um objetivo presente, como por exemplo, fechar algumas vendas a mais nesse mês.

Mas, indo mais afundo, conseguiria definir “Custo” muito mais além, com muito mais afinco. Veja alguns tipos de custo imensuráveis:

  • “Quanto custaria você evitar perder seu melhor colaborador”?
  • “Quanto custaria você reduzir seu faturamento por falta de inovação e estratégias”?
  • “Quanto custaria você fechar a operação do seu posto por falta de capital”?
  • “Quanto custaria por falta de conhecimento, você não ter o lucro desejado”?
  • Agora vamos falar em Investimento:

Quais os benefícios

“Quais os benefícios em ter a gestão do posto organizada, com processos, possibilitando que minha dedicação fosse direcionada em criar estratégias”?

“Quais os benefícios seriam proporcionados se eu conseguisse criar uma reserva financeira para meu posto ou empresa, e assim não precisar apagar incêndios”?

“Quais os benefícios em ter um posto ou empresa altamente gerenciável, que me possibilita ter mais tempo com minha família”?

Enfim, se eu iniciasse esse artigo com essas menções de custos ou benefícios, provavelmente você poderia entender como um mundo de fantasia, e para mim, estaria tudo bem.

Se você ainda não conseguiu alcançar algo que deseja, é porque você ainda não sabe como conseguir. Para tanto, alcançar esse próximo nível requer desenvolvimento pessoal, busca por algo que ainda não desenvolveu. Isso se estende a todos os seus colaboradores.

Quais os benefícios em ter um frentista treinado

Quais os benefícios em ter um frentista treinado para vender lubrificantes, dicas para alto desempenho de veículos, orientações de segurança para os seus clientes? Qualquer valor gasto nesse propósito seria “custo ou investimento”?

Quais os benefícios de contar na equipe com um gestor financeiro capaz de equilibrar consistentemente a rotina financeira e sempre ter as soluções exatas para tomada de decisão quanto a dinheiro?

É preciso desenvolver pessoalmente e profissionalmente

Enfim, quando a maioria dos empresários ou gestores de postos entenderem que é preciso desenvolver pessoalmente e profissionalmente, com certeza terá performances muito além do que se imagina que pode ter hoje.

Portanto empresário e gestor, fica a dica para investir em desenvolvimento pessoal e profissional, focado em resultados e benefícios. Não espere a onda chegar, fique preparado para a segunda onda sempre, o mar é imenso e com muitas surpresas!

Espero que esse meu artigo tenha sido um investimento, pois quero ver você buscando desenvolvimento para alcançar o próximo nível.

Até breve,

Carlos Bispo

Carlos Bispo