Poliisobuteno (PIB): versatilidade no uso em Metalworking

0
401

Ainda pouco conhecido por parte do mercado nessa aplicação, o poliisobuteno (PIB) pode ser utilizado em processos de metalworking, com vantagens significativas em relação a outros produtos similares. O PIB é um produto altamente versátil, presente em diversas aplicações industriais, como lubrificantes, filmes stretch, adesivos, cosméticos, entre outros.

Principais aplicações do Poliisobuteno (PIB)

Atualmente, o principal uso do PIB é para aditivos lubrificantes – cerca de 49% da demanda global – seguido por lubrificantes industriais (16%), motores dois tempos (13%), aditivos de combustível (13%) e adesivos (9%).

PoliisobutenoDe acordo com o engenheiro de aplicação especialidades químicas da Braskem, Giancarlo Roxo, com variações de graus de viscosidade e peso molecular, um PIB de boa qualidade tem como principais características a queima limpa (sem deixar resíduos), ser não manchante, não corrosivo e atóxico – tem inclusive certificação NSF.

“Quando aplicado em metalworking, o poliisobuteno pode ajudar no desempenho dos processos de conformação, caracterizados por baixa velocidade e alta severidade, e também de usinagem – que por sua vez são realizados em alta velocidade e por consequência há grande geração de calor”, lembra Roxo.

Além do seu uso como óleo integral, também é possível emulsificar o PIB com os mais variados tipos de agentes emulsificantes – catiônicos, aniônicos e não-iônicos.

Comparado com outros óleos-base, o poliisobuteno está entre os que menos emitem resíduos de carbono. Neste caso, sua emissão é metade da registrada pelo PAG (Poli Alquil Glicol), hoje a principal opção no mercado entre os óleos sintéticos.

PIB em Metalworking aumenta resitência ao desgaste

Estudos mostram que, ao utilizar o PIB, o desgaste dos moldes e das ferramentas de corte é menor em comparação com o uso de óleos minerais. O poliisobuteno destaca-se positivamente ao criar o efeito de molhabilidade em peças metálicas, podendo ser usado como aditivo em óleos de têmpera para reduzir o tempo de resfriamento.

Em testes de oxidação, desgaste e de extrema pressão (Four Ball), o desempenho do PIB e outros óleos-base não aditivados é semelhante.

Além das vantagens técnicas e de desempenho para o metalworking, o poliisobuteno também apresenta um diferencial relevante para qualquer indústria: o baixo custo. Em comparação com o PAG, o custo do PIB é consideravelmente menor.