Mercado de Lubrificantes aprimorando seus números

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Pedro Nelson Belmiro

Pedro Nelson A. Belmiro é  Coordenador da Comissão de Lubrificantes do IBP, Co-autor do livro Lubrificantes e Lubrificação Industrial e Editor da revista lubes em Foco.

O mercado de lubrificantes no Brasil está se adaptando às novas regras de informação implantadas pela ANP, vai melhorando com o tempo, e, aos poucos, os ajustes finos vão sendo realizados. O SIMP traz em sua essência uma grande oportunidade para um melhor entendimento dos números de mercado, não somente pelas informações diretas prestadas pelos agentes regulados, como pela possibilidade de cruzamentos de todos os parâmetros envolvidos na movimentação de produtos. Dessa forma, os volumes de óleos básicos se relacionam com a produção de lubrificantes acabados, passando pelo montante de óleo usado ou contaminado coletado, considerando a quantidade dispensada de coleta e os certificados emitidos, chegando até à produção de óleo básico rerrefinado, com os respectivos rendimentos dos processos utilizados.
A ANP tem hoje acesso a informações que permitem uma análise profunda dos números do mercado de lubrificantes, o que pode trazer um grande benefício ao controle do mercado e àqueles que querem realmente executar um trabalho sério e ético, desenvolvendo uma competição saudável e eficaz para todos. Acreditamos no trabalho da Agência e queremos que ele se torne realmente uma referência, com um elevado nível de credibilidade, não somente quanto à compilação de dados, mas também com relação à interpretação dos números e às intervenções próprias de um órgão regulador que orienta e moraliza o mercado.
Dados agrupados e coordenados transformam-se em informação, que, sendo interpretada, criticada e analisada, gera o conhecimento com o qual podemos fazer projeções e correções de rumo, bem como entender os movimentos do sistema.
Cremos que já estamos bem perto de podermos unificar os números do mercado brasileiro de lubrificantes, sem a necessidade de pesquisas independentes, e unindo também os esforços de todos os agentes e inteligências do mercado no sentido de melhorar continuamente as relações comerciais e técnicas do setor, que consolidaria um patamar de respeitabilidade e um terreno fértil para novos investimentos.

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