BMW i Vision Dynamics é apresentado em Frankfurt

0
24

BMW mostra conceito de cupê elétrico entre o i3 e o i8. BMW i Vision Dynamics é uma versão elétrica e semi-autônoma do Série 4 Gran Coupe, que será produzido na próxima década.

BMW i Vision Dynamics é apresentado em Frankfurt
BMW i Vision Dynamics é apresentado em Frankfurt

Como parte da estratégia de lançar 25 carros com “sistema de direção eletrificado” até 2025, sendo 12 deles 100% elétricos, a BMW apresentou no Salão de Frankfurt o conceito Vision Dynamics. O carro foi desenvolvido pela divisão BMW i, focada na produção de carros sem motor a combustão, e ficará posicionado entre o compacto i3 e o esportivo i8 nos próximos anos.

“O Vision não tem data certa, mas a versão de produção chega em menos de 10 anos”, afirmou à Autoesporte Peter Schwarzenbauer, membro do conselho de administração da BMW AG.

BMW i Vision Dynamics

O modelo é um cupê de quatro portas e representa a primeira investida da marca em um modelo elétrico que tem mais semelhança com seus carros de produção a combustão. Isso porque o i3 é um compacto urbano, enquanto o i8 é um superesportivo. Com o Vision Dynamics, a BMW quer mostrar que é capaz de fazer uma espécie de versão elétrica do Série 4 Gran Coupe à venda atualmente.

Conceito BMW i Vision Dynamics é apresentado no Salão de Frankfurt (Foto: Divulgação)

“Com o i3 e o i8, nós criamos um carro urbano e um esportivo revolucionários. Agora, o Vision Dynamics combina a mobilidade elétrica com os valores centrais da BMW: dinamismo e elegância. Nós estamos demonstrando como nosso portfólio de produtos e a linguagem visual da divisão BMW i podem evoluir para outros conceitos”, explica Adrian van Hooydonk, vice-presidente sênior de design.

Tecnologias de condução

O carro também deverá contar com tecnologias de condução semi-autônomas, já que a montadora garante ter focado boa parte do design externo e da cabine para aumentar o conforto dos passageiros enquanto o carro se dirige por conta própria. O principal exemplo disso é o teto, feito 100% de vidro, em uma chapa única que conecta o para-brisas, o teto e o vidro traseiro, aumentando a entrada de luz na cabine. Ficou com a impressão de que já viu isso antes? Pois é, a estratégia é bastante parecida com a da Tesla no novo Model 3.

Conceito BMW i Vision Dynamics é apresentado no Salão de Frankfurt (Foto: Divulgação)

Chama atenção a grade dianteira no formato tradicional que a BMW mantém há décadas em seus carros. Mas, se ele é um elétrico, não precisa de grade para refrigerar o motor, certo? A empresa explica que decidiu manter no elétrico o visual que é o principal símbolo de seus carros e tornou a grade em uma “superfície inteligente”. Mas, não disse quais serão as funções da peça, afirma apenas que ela abriga sensores. (Colaborou Guilherme Blanco Muniz).

Conceito BMW i Vision Dynamics é apresentado no Salão de Frankfurt (Foto: Divulgação)