O ambiente pode contaminar os óleos lubrificantes

0
16

O ambiente pode contaminar os óleos lubrificantes

Por: Marcos Thadeu Giacomini Lobo

O controle da contaminação de óleos lubrificantes utilizados em equipamentos móveis e industriais que operam em ambientes úmidos e poeirentos pode ser bastante mais eficaz se algumas medidas básicas forem adotadas.

Óleos lubrificantes

A poeira é composta, basicamente, de material particulado sólido abrasivo que pode danificar, em grande escala, os componentes móveis (casquilhos, árvore de manivelas, mancais de rolamento, engrenagens, válvulas direcionais de sistemas hidráulicos, mancais de deslizamento de turbinas etc.) em equipamentos móveis e industriais.

Duas medidas muito importantes devem ser tomadas para se controlar a contaminação de óleos lubrificantes utilizados em equipamentos móveis e industriais que operam em ambientes úmidos e poeirentos:
– Filtração eficiente do óleo lubrificante;
– Selagem adequada dos compartimentos em que trabalham as peças em movimento.

Óleos lubrificantes

A filtração de óleos lubrificantes é peça-chave para que tanto o óleo lubrificante como o equipamento móvel ou industrial se mantenham em operação saudável. Utilizar sistemas de filtração como os do tipo kidney-loop (rim ou laço) ou mesmo carros de filtração é um bom modo de se controlar a contaminação por água ou material particulado sólido.

Faça log-in ou cadastre-se para continuar lendo este artigo:

 

Lubes em Foco 61