Fórum SAE BRASIL debate os avanços da conectividade nas tecnologias Die

235

SAE BRASIL

A conectividade avança tanto no desenvolvimento dos veículos comerciais, que são equipados com avançados sistemas de gerenciamento de frotas, quanto nos processos de manufatura, que dispõem de sistemas que realizam trabalhos remotos de engenharia. Debater os desafios e as oportunidades neste cenário é a proposta do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado no Teatro Positivo, em Curitiba/ PR, dias 22 e 23 de agosto, sob a direção de Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil.

Principal fórum de discussão sobre motores diesel

Reconhecido como principal fórum de discussão sobre motores diesel no Brasil, o encontro receberá lideranças de montadoras, fabricantes de motores e seus principais fornecedores de sistemas e componentes, além de indústria petroquímica, academia, sociedade e governo.

“Nesta edição, o fórum abordará o mundo conectado que tanto influencia os investimentos em inovação e as decisões estratégicas atuais, mas manterá o foco nos negócios ligados ao mercado diesel”, adianta Maurício Lavoratti, diretor de Engenharia da Bosch e chairperson da comissão organizadora do fórum. O objetivo é discutir tendências para veículos comerciais leves, pesados, extrapesados, fora de estrada, marítimos e de geração de energia.

Programação

O encontro terá seis painéis com palestras e sessões de debate. No primeiro dia, o painel de abertura, “Perspectivas para América Latina”, colocará em debate visões de economia, mercado e regulamentação de emissões. À tarde, o painel “Conectividade” discutirá novas soluções para otimização de custos operacionais; seguido do painel “Inovação em Powertrain”, que abordará tendências como a eletrificação.

No segundo dia, haverá dois painéis sobre novas tecnologias, o primeiro focado em soluções para motores Euro 6 e o segundo destinado a lubrificantes e combustíveis. No último painel, “Desenhando o Futuro”, Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil, fará considerações sobre as principais lições aprendidas durante o encontro (ver a programação do fórum).

“Os fóruns da SAE BRASIL são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e de tendências tecnológicas na profundidade e na velocidade dos mercados”, afirma Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL

Organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, sob direção de Massami Murakami, o 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel é patrocinado pela AGCO, AVL, Basf, BorgWarner, Bosch, CBMM, CNH Industrial, Cummins, Curtiss-Wright, DAF, Ford Caminhões, FPT – Powertrain Technologies, Innospec, Mercedes-Benz, NGK, Perkins, Tenneco, Texaco e Volvo. O encontro também recebe o apoio da Abimaq, Afeevas, Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, CREA-PR, CREA-SC, FIEP/ SESI/ SENAI/ IEL, NTC & Logística, NTU, Setcepar, Sobratema e Universidade Positivo.

PROGRAMAÇÃO DO 14º FÓRUM SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DE MOTORES DIESEL

22 DE AGOSTO

09h30 – Abertura com Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

PAINEL “PERSPECTIVAS PARA AMÉRICA LATINA”

09h45 – Palestra “Cenário Econômico”, com Constantin Jancsó, economista do Banco Bradesco.

10h15 – Palestra “Perspectiva de Mercado da Indústria Automotiva na América Latina”, com David Wong, consultor de Gestão da ATKearney.

10h45 – Palestra “Novo Ciclo de Política Automotiva: Estratégia Rota 2030 Veículos Comerciais”, com Leonardo Boselli da Motta, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Coordenação-Geral das Indústrias do Complexo Automotivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

11h15 – Debate moderado por Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

PAINEL “CONECTIVIDADE”

13h30 – Palestra “Os Desafios da Conectividade em Veículos Comerciais no Brasil”, com Christiano Blume, consultor sênior em Telemática Automotiva da CBlume Conectividade & Estratégia.

13h55 – Palestra “Ganhos no Custo Operacional com Soluções Práticas em Conectividade”, com Marco Aurélio Soares, ‎gerente de Operações do Grupo Itaeté Movimentação Logística.

14h20 – Palestra “Conectividade no Mundo Agrícola Brasileiro – Status, Oportunidades e Desafios”, com Gregory Riordan, diretor de Agricultura de Precisão da CNH Industrial para a América Latina.

14h45 – Palestra “Fletbord – Sistema de Gestão de Frota e Rastreamento, Menos Consumo, Mais Eficiência”, com Luciano Abrahao, ‎gerente de Desenvolvimento e Marketing de Serviços da Mercedes-Benz.

15h10 – Palestra “Melhoria da Eficiência Energética Através da Digitalização – Conectividade e Automação”, com Roberson Oliveira, gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo Volvo América Latina.

15h35 – Debate.

PAINEL “INOVAÇÃO EM POWERTRAIN”

16h50 – Palestra “Manufatura Aditiva de Metais: Presente, Passado e Futuro”, com Edson Costa, diretor do Instituto SENAI de Inovação.

17h15 – Palestra “Resultados Práticos de Veículos Comerciais 100% Elétricos Operando no Brasil”, com Carlos Roma, diretor de Vendas e Infraestrutura da BYD do Brasil.

17h40 – Palestra “A Evolução do Powertrain na Agricultura”, com Ricardo Huhtala, diretor da AGCO.

18h05 – Debate moderado por Ricardo Abreu, Centro de Tecnologia da MAHLE de Jundiaí.

23 DE AGOSTO

08h30 – Abertura

PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL 1”

08h40 – Palestra “Uma Abordagem de Baixo Custo para o Euro VI”, com Oliver Ruetten, diretor técnico da FEV.

09h05 – Palestra “Motores Euro VI: Tecnologia de Emissões, Consumo de Combustível e Robustez”, com Peter de Kok, gerente de Engenharia para Desenvolvimento de Fornecedores da DAF Caminhões.

09h30 – Palestra “Experiência de Filtro de Particulado Diesel e Tecnologias de Substratos para Aplicações de Veículos Pesados Euro VI”, com Claus Vogt, diretor técnico da NGK Europe.

09h55 – Debate moderado por Marco Rangel, presidente da FPT Industrial na América Latina.

PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL 2”

10h55 – Palestra “Fatores que Afetam a Capacidade de Filtragem de Combustíveis Diesel”, com Andrew McKnight, diretor de Tecnologia para Aditivos de Combustível da Innospec Inc na América.

11h20 – Palestra “Tendências dos Novos Lubrificantes para Pesados no Mercado Latino Americano”, com Gustavo Teixeira, especialista em Homologação de Produtos da FPT Industrial.

11h45 – Palestra “Os Desafios e Benefícios para a Introdução de Combustíveis Não Fósseis e suas Blendas no Brasil pelo Ponto de Vista de Motor e Sistemas de Pós-tratamento de Gases de Escape”, com Anibal Machado, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz do Brasil.

12h10 – Debate moderado por Adriano Rishi, diretor de Engenharia da Cummins Brasil.

PAINEL “DESENHANDO O FUTURO”

12h40 – Discurso final “Desenhando o Futuro: Principais Lições do Fórum”, com Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

13h – Encerramento com Maurício Lavoratti, diretor de Engenharia da Bosch e chairperson da Comissão Organizadora do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Data: 22 e 23 de agosto
Local: Teatro Positivo – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR