Cargill produz óleo vegetal isolante para transformadores verdes

1371

óleo vegetal isolanteA Cargill forneceu óleo vegetal isolante para a Elektro, que iniciou a instalação de Transformadores Verdes, utilizando o fluido Envirotemp™ FR3™, produzido pela Cargill, em duas cidades da área de concessão da distribuidora: Limeira e Campos do Jordão.

Os Transformadores Verdes possuem tecnologia que substitui o óleo mineral por óleo vegetal, inovador nos aspectos de sustentabilidade, segurança e eficiência.

Segundo a Cargill, as vantagens são graças ao fluido Envirotemp™ FR3™, um éster natural derivado de óleos vegetais renováveis que provê maior segurança contra incêndio, maior capacidade de carga e vida útil ao transformador, além de benefícios ambientais superiores ao óleo mineral.

A empresa afirma que, por ser derivado de matéria-prima renovável, sua emissão de carbono é baixa e não igualada por nenhuma outra opção de fluido isolante. Por esses motivos, o óleo vegetal isolante é adequado para áreas próximas a canais de água, densamente povoadas e próximas de parques ou outras áreas externas da comunidade.

Óleo vegetal isolante aumenta eficiência do transformador

Segundo Marcelo Martins, gerente comercial da Cargill Industrial Specialties, a Elektro ganha maior eficiência com a adoção do óleo vegetal isolante. “Um transformador imerso no fluido Envirotemp™ FR3™ pode operar em uma temperatura 20 °C mais quente do que o equivalente com óleo mineral, mantendo a mesma expectativa de vida útil. Esta capacidade de alta temperatura permite o aumento de até 20% da capacidade de carga dos transformadores existentes além de projetar transformadores menores que podem usar até 15% menos fluido e até 3% menos materiais de construção”, explica.

Algumas das maiores concessionárias de energia e fabricantes de transformadores do mundo confiaram seus equipamentos ao fluido Envirotemp™ FR3™, que tem sido usado em mais de 1.000.000 transformadores de distribuição e potência e aplicado em transformadores de até 420 kV.

A Elektro já adquiriu quatro mil unidades que serão instaladas em toda área de concessão. As próximas cidades a receber o transformador verde com óleo vegetal isolante são: Registro, Corumbataí, Pirassununga, Atibaia e Mogi Guaçu.

 

Sobre a Cargill

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.