Mais grupo II do rerrefino, agora na Romênia

0
46

rerrefinoNova planta de rerrefino será construída pela empresa Green Oils and Lubes, parte de um grupo de empresas dos Emirados Árabes Unidos, na cidade de Oltenita, na Romênia, para a produção de básicos do grupo II.

Projeto de rerrefino terá financiamento de bancos

O projeto de rerrefino de US$53 milhões terá capacidade para processar anualmente 72 mil toneladas métricas de óleos usados. O Banco Europeu de Desenvolvimento e Reconstrução e mais um banco comercial financiarão US$30 milhões do valor total do projeto.

“Estamos agora na fase de engenharia,mais precisamente o detalhamento de projeto, com a licença de construção [processo] em curso. A colocação em funcionamento é prevista  para o início de 2019, e a conclusão da parte mecânica é esperada no final de 2018”, disse Victor Popovici, Diretor Técnico da Green Oils and Lubes, acrescentando que a instalação terá uma unidade de  hidrotratamento que lhe permite produzir óleos básicos do Grupo II.

Popovici acrescentou que a planta usará tecnologia de hidrotratamento de alta pressão, fornecida pela Green Industrial Technologies, uma empresa de engenharia grega. “Ela também produzirá subprodutos como betume e combustível diesel”.

Planta terá ótima localização

A rerrefinaria será localizada em uma área de 15 hectares em Oltenita, uma cidade portuária do rio Danúbio, disse o presidente da Green Oils and Lubes, Mazarali Kamumiya Saiyed, em um recente evento da indústria.

“Tem uma localização estratégica na margem do rio Danúbio que liga a Europa Oriental e Central”, disse ele à conferência de óleos básicos da ICIS, realizada em Moscou. “As autoridades romenas já nos deram uma luz verde para a criação de uma rede de coleta de óleos usados ​​no país”.

A nova planta criará mais de 100 empregos diretos e indiretos.

A empresa afirmou que estabeleceu uma subsidiária para a coleta de óleos usados, chamada Better Environment and Eco System. Está sediada em Luxemburgo e planeja criar redes de coleta de resíduos de petróleo na Roménia, Bulgária, Hungria, Polónia e outros países da Europa Oriental.

A Better Environment and Eco System usará os pontos de coleta na Romênia e nos países vizinhos para trazer matérias-primas para a refinaria de Oltenita.