França quer banir carros a gasolina e a diesel até 2040

130

carros a gasolinaO novo ministro francês do Meio Ambiente, Nicolas Hulot, anunciou planos para proibir todos os carros a gasolina e diesel no país até 2040, como parte de uma série de medidas para tornar a França neutra em carbono até 2050.

O plano inclui dar um incentivo a famílias desfavorecidas, para trocar seus veículos antigos e mais poluentes por alternativas mais limpas.

Falando em conferência de imprensa, Hulot disse que a França também deixaria de emitir novas licenças de exploração de petróleo e gás este ano, e deixaria de usar carvão para produzir eletricidade até 2022. Também vai investir até 4 bilhões de Euros (US $ 4,55 bilhões) para aumentar a eficiência energética do país.

Outros países já anunciaram a proibição de carros a gasolina

A França não é o primeiro país a anunciar planos para proibir os carros com motores de combustão interna. A Holanda e a Noruega anunciaram seus planos para se livrarem dos veículos a gasolina e diesel até 2025. A Alemanha e a Índia anunciaram planos similares até 2030.

Ainda assim, proveniente de um grande país produtor de automóveis, o anúncio da França deu um impulso adicional aos esforços de combate a mudanças climáticas e para reduzir a poluição do ar, ao mudar para carros elétricos.

“É um objetivo muito difícil”, disse Hulot. “Mas as soluções estão aí”, acrescentou.

Restrição também ao óleo de palma para biocombustíveis

A França também anunciou que tomará medidas para restringir o uso de óleo de palma na produção de biocombustíveis, a fim de reduzir o desmatamento em seus países de origem. As importações francesas de biodiesel, que muitas vezes contêm óleo de palma, aumentaram de menos de 300 mil toneladas em 2010, para mais de 1,1 milhão de toneladas, em 2016,.

A França já se opôs a outros usos do óleo de palma, com várias propostas que foram apresentadas ao parlamento desde 2012, propondo um imposto especial sobre seu uso em alimentos.

“Vamos fechar uma janela que ofereceu a possibilidade de usar óleo de palma em biocombustíveis”, disse Hulot. No entanto, ele não forneceu nenhum detalhe do plano.