Qualidade dos lubrificantes tem nova política na Europa

713

A qualidade dos lubrificantes ganha nova política para quem reivindicar o atendimento às especificações ACEA.

atielA ATIEL, Associação Técnica da Indústria Europeia de Lubrificantes, lançou uma nova Política de Conformidade destinada a apoiar os profissionais de marketing de lubrificantes que fazem declarações de desempenho válidas para as sequências de testes da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis – ACEA, para as quais é exigida a conformidade com o Sistema Europeu de Gestão de Qualidade de Lubrificantes de Motor –EELQMS.

Monitoramento contínuo da qualidade dos lubrificantes

A política visa incentivar a maior conformidade em toda a indústria por meio do monitoramento contínuo da qualidade do lubrificante automotivo no mercado e da troca de informações e dados técnicos que dão suporte à educação dos comerciantes de lubrificantes.

Ela também fornece uma estrutura para apoiar os comerciantes, que são responsáveis por todos os aspectos da confiabilidade do produto, para tomar medidas corretivas para resolver problemas de não conformidade. Isso inclui procedimentos para a ATIEL dar feedback e aconselhamento aos profissionais de marketing, ou tomar medidas contra eles, dependendo da gravidade do descumprimento.

A Política, que entra em vigor com efeitos imediatos, aplicando-se atualmente apenas aos óleos para motores que afirmam satisfazer os requisitos das sequências da ACEA, mas os princípios aplicam-se igualmente a outros padrões técnicos claramente definidos.

eelqms-logoO EELQMS é um sistema abrangente de gestão da qualidade dos lubrificantes que envolve vários padrões, métodos de teste e procedimentos, códigos de práticas e os requisitos das sequências ACEA. Foi desenvolvido conjuntamente pela ACEA, o ATC (Comité Técnico dos Fabricantes de Aditivos na Europa) e pela ATIEL, e é o único sistema de qualidade dos lubrificantes que pode ser utilizado para apoiar às reivindicações de desempenho ACEA.

Somente os profissionais de marketing que cumprem as diretrizes do EELQMS, assinam e enviam uma Carta de Conformidade à ATIEL são capazes de colocar as reivindicações relevantes da categoria ACEA em seus materiais de embalagem e marketing.

Pesquisas de qualidade dos lubrificantes realizadas pela ATIEL, utilizando laboratório e metodologia independentes,  são usadas para determinar a conformidade de um produto lubrificante com o EELQMS e, portanto, a validade de uma reivindicação de desempenho.

A Política de Conformidade (Compliance) completa está disponível no site da ATIEL e pode ser baixada aqui.