Nova JASO DL-0 pretende eliminar óleos de baixa qualidade do mercado asiático

0
179
JASO DL-0
Kazuo Yamamori da Toyota em apresentação nat F+L Week 2017.

Falando sobre a nova categoria JASO DL-0, Kazuo Yamamori da Toyota Motor Corporation e presidente do subcomitê de óleo de motor da JASO revelou que, enquanto a maioria dos países asiáticos já fez a mudança para Euro V e Euro VI, um punhado de países ainda está atrasado, mesmo Após 2017.

As categorias de API obsoletas, como a API CF-4 ou inferior, representam mais de 40% do mercado de óleo para motores diesel nos países asiáticos, onde as normas de emissão de gases de escape variam de Euro I a Euro IV.

JASO DL-0 que eliminar óleos de baixa qualidade

Ele afirma que é necessário substituir os óleos de motores diesel API CF-4 obsoletos em mercados onde os níveis de Euro IV e abaixo estão em vigor. Ele diz que a edição planejada de abril de 2017 da categoria de óleo para motores pesados da JASO, a DL-0, que é apropriada para veículos leves a diesel, ajudará a eliminar os óleos de baixa qualidade desses mercados.

Yamamori sugere que os caminhões leves a diesel, sem filtros de particulados (DPF), “não necessitam necessariamente de óleo avançado de baixo teor de cinzas, mas são necessários óleos de boa qualidade com um custo razoável”, disse o presidente.

“A nova especificação JASO DL-0 é adequada para países em que veículos leves sem DPFs estão sendo vendidos, principalmente onde Euro IV e outros abaixo das normas de emissão de veículos estão em vigor”, diz ele.

A adoção generalizada da nova especificação JASO DL-0 é prevista pela Toyota. Dois terços dos atuais óleos JASO atenderão a JASO DL-0, uma vez que as montadoras buscam equilibrar a qualidade com limites práticos, como o Número de Base Total (TBN), a cinza sulfatada e a volatilidade Noack.

A adição da nova categoria de tipo DL ocorrerá como um componente do trabalho de revisão no JASO M355. A segunda revisão é uma substituição do teste de compatibilidade de vedação para o padrão.

 

Tradução de Pedro Nelson Belmiro