CNI participa do Fórum Mundial da Água 2018

Instituição é uma das moderadoras em plataforma inédita que promove a participação popular na construção dos temas do evento . O Fórum, que tem como foco a gestão da água, em termos globais, será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília

167

8º Fórum Mundial da Água

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é uma das moderadoras de uma ferramenta lançada para ampliar a participação popular no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado de 18 a 23 de março, em Brasília.

Fórum Mundial da ÁguaDesde o dia 13 de fevereiro, seis temas estão abertos para receber contribuições sobre o uso e práticas relacionadas à água: Desenvolvimento, Clima, Ecossistemas, Financiamento, Pessoas e Urbano.

Responsável pelo grupo “Desenvolvimento – Água Para o Desenvolvimento Sustentável”, na consulta online, a CNI acredita que a denominada “Sua Voz” (Your Voice) é uma inovação que permite o diálogo com setores e indivíduos de vários países para compartilhar conhecimentos, experiências e sugestões em tecnologias sobre a água. “A plataforma do 8º Fórum Mundial da Água é como uma rede social, e a voz da indústria precisa ser ouvida”, afirma a analista de Políticas e Indústria da CNI Daniela Cestarollo.

O objetivo da ferramenta

O objetivo da ferramenta é identificar assuntos de relevância geral que podem ser inseridos no evento do próximo ano. Cada um dos seis grupos conta com quatro moderadores, escolhidos dentre entidades de renome nacional e internacional, cuja função é facilitar e promover a troca de informações e práticas. Ao todo, serão três rodadas do “Sua Voz” em 2017, cada uma com  duração de oito semanas. A primeira começou dia 13 de fevereiro e segue até 19 de abril. Para contribuir com as conversas e discussões propostas é preciso acessar o site do e fazer um cadastro. Lá, o texto pode ser traduzido para mais de 50 idiomas.

O EVENTO

O Fórum Mundial da Água é um evento internacional, organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, em parceria com as autoridades do país anfitrião. A CNI é membro do colégio do setor privado do Conselho desde 2012 e o atual presidente do Conselho é um brasileiro, Benedito Braga, atual secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hidrícos de São Paulo. O fórum é o maior encontro global focado no tema água. Durante a semana do evento, são promovidos debates e atividades culturais cujo objetivo é fortalecer a agenda, conscientizando a opinião pública e as autoridades em prol de estratégias políticas sustentáveis para a gestão da água. Será a primeira vez que a América Latina recebe o fórum. Debates nos três processos-chave – Temático, Regional e Político – além do Espaço Cidadão e uma mostra para visitantes, serão os pontos altos em 2018.

Fonte: Agência CNI de Notícias