Euro NCAP: a evolução do crash-test em 20 anos

0
151

Principal entidade avaliadora da segurança dos veículos vendidos na Europa, o Euro NCAP celebra 20 anos desde a realização dos primeiros testes de colisão. Neste período, o órgão ajudou a reduzir as mortes e lesões no trânsito em 63% só no Reino Unido, poupando aproximadamente 15 mil vidas.

A celebração da data está sendo realizada com a divulgação de um vídeo que compara os testes feitos com um Rover 100 ano 1997 com um Honda Fit (Jazz na Europa) ano 2015. A prova simula uma colisão a 64 km/h e impressiona pela diferença de resultados.

Euro NCAP – Veja a diferença de um crash-test de um carro atual contra um de 20 anos atrás
Euro NCAP – Veja a diferença de um crash-test de um carro atual contra um de 20 anos atrás

Euro NCAP: parte fundamental da indústria automotiva

Enquanto o Fit absorve toda a violência do impacto por meio do balanço dianteiro, o Rover praticamente se desintegra. Colunas, para-brisa, teto, painel… Todo o carro se desmonta e o efeito do airbag (apenas para o motorista) quase se anula.

“Vinte anos depois do que começou como um programa controverso, rejeitado pelos fabricantes e supostamente visando padrões de segurança surreais, o Euro NCAP é agora parte fundamental da indústria automotiva”, disse Max Mosley, presidente do órgão.