NSK Bearing Doctor: app auxilia na identificação de falhas

399

Quando um rolamento se danifica durante a operação, a máquina ou equipamento pode travar ou ter um mal funcionamento por completo. Desde falhas prematuras de rolamentos ou problemas inesperados, é importante ser capaz de identificar e prever a falha, para que sejam adotadas medidas preventivas. Geralmente, a inspeção do rolamento pode identificar as causas do problema.

Causas de falhas em rolamentos

Freqüentemente, as causas são atribuídas a falhas na lubrificação, manuseio inadequado, seleção errada do rolamento, ou descuido durante o projeto do eixo ou alojamento. Normalmente, a causa pode ser determinada considerando-se as condições de operação do rolamento antes da falha, investigando-se as condições de lubrificação e instalação e ainda, analisando-se cuidadosamente a peça danificada. Algumas vezes, os rolamentos são danificados e falham rápida e inesperadamente. Como a falha prematura é diferente da falha por fadiga que ocorre por escamamento, podemos separar a vida dos rolamentos em dois grupos: falhas prematuras e falhas normais pela fadiga do aço.

NSK Bearing Doctor

A NSK lançou mundialmente o aplicativo chamado Bearing Doctor. A ferramenta ajuda a identificar possíveis falhas nos rolamentos por meio da análise visual da peça, podendo comparar com fotos de ocorrências similares.

Bearing Doctor
NSK lança aplicativo que auxilia na identificação de falhas em rolamentos

Além de facilitar o acesso às informações sobre manutenção de equipamentos, o destaque do aplicativo é a biblioteca de sons, que facilita o reconhecimento de falhas nos rolamentos.

Bearing Doctor
Interface do aplicativo

A ferramenta já existia anteriormente, porém apenas em catálogo impresso ou em PDF. Agora com o APP ficou mais fácil fazer a análise preditiva do rolamento e evitar paradas de máquinas. “Estamos focados em ajudar e facilitar o dia a dia dos nossos clientes na manutenção de equipamentos, por isso buscamos uma solução tecnológica para oferecer uma ferramenta acessível a todos”, destaca Carlos Storniolo, presidente da NSK Brasil e Argentina.

Como encontrar o app da NSK?

O download é gratuito e está disponível no Google Play e na App Store. Como se trata de um lançamento mundial da empresa japonesa, o arquivo ainda se encontra na versão em inglês, mas em breve será disponibilizado em português.

O Estado de S. Paulo