Jogue Limpo: resultados e perspectivas

105

Jogue LimpoResultados de 2016 e perspectivas futuras

O Instituto Jogue Limpo estima fechar 2016 atingindo a meta de 4.400 toneladas de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, destinadas à reciclagem. Serão cobertos 4.200 munícipios, que representam 100% das cidades dos 14 estados mais o Distrito Federal atendidos, com aproximadamente 42.000 pontos geradores cadastrados sendo visitados regularmente.

Com a amplitude do programa, é preciso expandir a coleta para outros segmentos como oficinas mecânicas, lojas de autopeças, trocas de óleo, centros automotivos e supermercados. Além da extensão de ramos de negócio, incluirá as regiões do centro oeste, norte e os estados de Piauí e Maranhão à área de abrangência, com uma nova modelagem, os PEVs- pontos de entrega voluntária. As entidades signatárias do Acordo Setorial, Fecombustíveis, Simepetro, Sindicom, Sindilub, Sindtrr e CNC estão em tratativas para traçar estratégias viáveis para a introdução do novo modelo de logística reversa.

Os PEVs – Ponto de Entrega Voluntária

Ao longo de todo o ano, o Jogue limpo trabalhou intensamente na busca de eficiência e inovação. Uma importante ação foi a instalação dos quatro primeiros PEVs piloto em Alagoas no mês de outubro. A nova modelagem para o recebimento das embalagens de lubrificantes, que é um trabalho conjunto da SEMARH de Alagoas, do Instituto do Meio Ambiente- IMA, da Associação de Supermercados e Atacadistas e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió- SLUM. A iniciativa objetiva, o aprimoramento da logística reversa de embalagens de lubrificantes usadas e espera um engajamento maior do varejo, notadamente dos pequenos geradores (oficinas, trocas de óleo e outros).

Para Ezio Antunes – Diretor do Instituto Jogue Limpo, esta modelagem dos PEVs é a melhor forma de integrar todos da cadeia de venda de óleos lubrificantes dentro da responsabilidade compartilhada na logística reversa, estabelecida na lei 12.305 de 2010. Se todos fazem um pouco o resultado será muito mais significativo, e bem melhor para o meio ambiente. Não temos dúvida que este modelo veio para ficar. Maceió está sendo líder no momento, mas com o apoio dos principais varejistas do país, do Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos ambientais estaduais e municipais, logo muitas outras cidades estarão tendo nos PEVs sua principal forma de dar um destino ambientalmente correto às embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas.

Pacto Global da ONU

Em maio, o Instituto Jogue Limpo aderiu ao Pacto Global, que é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios.

O Instituto Jogue Limpo pactua com os 10 princípios propagados no Pacto Global e está empenhado em torná-los também seus princípios e parte da estratégia, da cultura e das suas operações cotidianas. Envolver-se em projetos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é um comprometimento assumido. Todas as nossas 19 centrais e a sede do Instituto estão sinalizadas com cartazes do Pacto Global.

Jogue Limpo conquista o Selo Verde Chico Mendes

Pelo segundo ano consecutivo, o Jogue Limpo, mantém o selo verde, certificação de o Instituto Chico Mendes. Em comparação com a avaliação realizada no ano anterior (2015), demonstrou uma evolução em seu desempenho, representado por mais 7 pontos (de 82 para 89 pontos), assegurando seu contínuo compromisso com a gestão social e ambiental responsável. Vale comentar que, o Instituto Jogue Limpo através da sua atividade de logística reversa de embalagens de óleo lubrificante usadas, contribui com a destinação ambientalmente correta desses resíduos.

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

O primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Instituto Jogue Limpo é referente ao período de janeiro de 2015 a dezembro de 2015, que mapeou as emissões totais de CO2 nas operações da logística reversa, assim como as emissões evitadas através da reciclagem das embalagens de lubrificantes e o benefício ao meio ambiente que a atividade trouxe, segundo quadro abaixo.

inventário de emissões

Desta forma, segundo Ezio Antunes, Diretor Executivo, estamos certos que o relatório de emissões deu um panorama completo de nossas operações e iniciativas e indicou o quanto o sistema tem realmente colaborado para que o meio ambiente seja mais bem cuidado.