Nova fábrica de graxas inaugurada no Rio

0
1538

Lubrizol inaugura sua fábrica de graxas

Lubrizol inaugura sua fábrica de graxas
Inauguração da fábrica de graxas da Lubrizol Foto: Demetrius Borges Studio

A Lubrizol, por meio de sua subsidiária Chemtool, apresentou ontem, dia 29 de novembro, as instalações da nova fábrica de graxas lubrificantes, em seu complexo industrial, no município de Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro. A planta tem capacidade para fabricar 1000 toneladas por ano, se operar apenas em um único turno, e terá como foco principal a produção de graxas de Lítio, de Complexo de Lítio e de Sulfonato de Cálcio.

Lubrizol inaugura sua fábrica de graxas
Dan Sheets – Senior Vice President and President of Lubrizol Additives Foto: Demetrius Borges Studio

Conforme explicado na ocasião, o objetivo da nova fábrica não é trabalhar com marca própria, para não concorrer com os produtores de lubrificantes, clientes da indústria de aditivos, e sim, produzir para eles, com as chamadas “private labels”, ou seja, os rótulos específicos de cada um. Nessa lista, a fábrica estará apta a produzir também as graxas de poliureia e complexo de alumínio.

Plano de investimentos continuará

De acordo com o Sr. Dan Sheets, Senior Vice Presidente and President da Lubrizol Additives, presente à solenidade de inauguração, tanto a nova planta de graxas como a própria aquisição da Chemtool, efetuada há 3 anos, fazem parte do plano de investimentos da empresa de US$ 1,0 bilhão, anunciado há 8 anos.

lbz-chem-04
Keith Nuzzo – Vice-Presidente da Chemtool Foto: Demetrius Borges Studio

Segundo Gilson dos Santos, atual Presidente da Lubrizol do Brasil, a empresa investiu US$ 40 milhões nos últimos 3 anos. “Fizemos esse investimento com segurança nesse momento crítico pelo qual atravessa o país, por acreditarmos na força da nossa parceria que temos com nossos clientes, e que nos estimula a seguir em frente nesse mercado”, afirmou Gilson. Na ocasião, também anunciou sua saída da empresa, para a qual continuará contribuindo como consultor, apresentando o Sr. Wagner de Sá como seu substituto na atual função de presidente.

Também esteve presente à inauguração o Vice President of Commercial Sales da Chemtool Incorporated, Sr. Keith Nuzzo, que agradeceu a presença de todos os convidados e reforçou a importância desse empreendimento. De acordo com a empresa, as novas instalações fazem parte da integração das duas empresas, visando oferecer melhor eficiência logística, tecnológica e de distribuição, bem como o fortalecimento de infraestrutura de manufatura para apoiar os clientes locais de marcas próprias no Brasil e na América do Sul.

Presente ao evento, o Sr. Roberto Leverone, Presidente da Regional II da Firjan, disse que é muito importante investir nesse momento do país. “Indo na contramão do mercado, essas empresas estão trazendo um grande benefício ao país”, lembrou Leverone.

Lubrizol

O Sr. Marcelo Hipólito, Diretor Comercial da Lubrizol Aditivos para a América Latina, falou aos presentes sobre a evolução do mercado brasileiro de lubrificantes, principalmente com referência à qualidade, à busca por eficiência energética, à economia de combustíveis e à durabilidade de equipamentos. “Estamos nos baseando em três pilares principais de nossa estratégia, que são: liderar as discussões sobre melhorias do mercado; ser um parceiro relevante e estratégico para os nossos clientes, e investir nas unidades de produção, mostrando nosso comprometimento e confiança em nossos clientes”, afirmou Hipólito.

A expectativa é que, já sendo produtora de sulfonato de cálcio, utilizado na fabricação de detergentes, em sua planta de aditivos, a Lubrizol poderá oferecer à Chemtool uma grande vantagem na produção de graxas que utilizam essa matéria-prima, fazendo uma ótima interação entre unidades locais.