Kluber lança novidade para cabos de aço

235

Kluber lança novidade para cabos de aço

Kluber lança novidade para cabos de aço
Kluber Lubrication

Uma graxa semi-fluída e de alto desempenho, voltada para a aplicação em cabos de aço convencionais, chega como a solução para indústrias como siderurgia, mineração, papel e celulose e naval, entre outras. Essa é a inovação apresentada pela Klüber Lubrication, com o nome de Klüberlub A 61-1000 SAM, com benefícios extras de adesividade, aditivação sólida, aumento de vida útil, prolongamento do intervalo de relubrificação entre outros.

Segundo a empresa, fruto de um amplo processo de pesquisa, a Klüberlub A 61-1000 SAM surgiu de uma demanda por parte de um cliente da Klüber Lubrication na área de siderurgia, por uma solução que pudesse atender a essa necessidade específica para cabos de aço, mas mantendo as características de desempenho e lubrificação, que são referência na empresa.

Para Wederson Alvarenga, Consultor Técnico para a Indústria Pesada, “sempre pensamos em oportunidades que resolvam os problemas dos nossos clientes e tragam mais produtividade na operação e resultados do negócio”, comenta. De acordo com o profissional, hoje essa demanda já foi incorporada também por clientes de outros segmentos.

Vantagens para diversos tipos de indústrias e aplicações

Além disso, ele traz uma série de diferenciais e vantagens para empresas de portes e atividades variadas. O primeiro deles é a adesividade, ou seja, a aderência do lubrificante ao cabo, evitando o gotejamento e o contato impróprio com outras partes do equipamento, o que pode até causar incêndios.

Com isso, o ambiente de operação se torna mais higienizado e seguro, impactando diretamente nos níveis de segurança do trabalho. Outro diferencial consiste na aditivação sólida, que previne o desgaste do cabo na polia e proporciona um desempenho superior.

Outros benefícios incluem o prolongamento da vida útil do cabo de aço, a redução na manutenção, com menor custo, e o aumento no intervalo de relubrificação e troca. Em testes realizados pela Klüber Lubrication, em condições tradicionais de utilização, o Klüberlub A 61-1000 SAM apresentou uma performance acima dos padrões da indústria em relação a outros produtos.

Dê acordo com Aguinaldo Sibinel – Supervisor de Desenvolvimento, “o objetivo principal é realizar uma lubrificação adequada no cabo de aço e promover uma boa proteção durante o seu funcionamento, principalmente nas condições mais tradicionais de operação”.

Nesse caso, estão, por exemplo, a prevenção ao desgaste do cabo na polia e o espaçamento ou deformação dos cabos. Para a indústria naval, o foco é o combate à corrosão derivada dos ambientes marítimos. No setor de mineração e de siderurgia, pode ser usado para resistir a altas quantidades de carga e poeira originadas do processo destes mercados.

Lubrificação preventiva garante maior competitividade às organizações

Hoje, um dos principais desafios das organizações está em aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados utilizando a mesma operação instalada, sem ter grandes custos para isso.

O desenvolvimento da Klüber Lubrication no mercado de cabos de aço vem justamente para solucionar essa questão, uma vez que a lubrificação correta evita paradas inesperadas na produção e perdas de receita decorrentes de rompimentos, desgastes ou trocas constantes.

“Há um conceito comum em muitas empresas, principalmente em áreas de manutenção, de que a troca dos cabos em determinados períodos é o procedimento normal. Mas o conceito é errôneo”, comenta Alvarenga. Com a lubrificação e a prevenção, consegue-se uma redução no custo geral da indústria e aumentar a vida útil dos cabos de aço.

“Alguns clientes simplesmente não lubrificam os cabos por acharem que o custo não compensa. E muitos dos problemas acontecem por causa disso, com grandes riscos à operação. Queremos quebrar esse tabu, pois na verdade, a empresa torna-se mais competitiva no mercado. É uma questão de cultura”, completa Sibinel.

Fonte: Klüber Lubrication