Carros tecnológicos no Salão do Automóvel 2016

341

No dia 10 de novembro o Salão do Automóvel de São Paulo foi aberto ao público e agora sim convidamos vocês a circular pelo evento para descobrir os carros tecnológicos que indústria pretende trazer para o país.


Entre estes além dos modelos elétricos já apresentados encontramos modelos a hidrogênio que, sem emissão de gases, e somente liberando para o ambiente vapor

de água.

Carros tecnológicos que indústria pretende trazer para o país. Destaque do Toyota Mirai movido a Hidrogênio

A montadora japonesa apresenta nesse Salão o modelo Mirai, movido a Hidrogênio e com duas vantagens que é importante destacar: tem autonomia de 500 Km e, a grande diferença com os carros elétricos, é que seu tanque pode ser completado em apenas 3 minutos, contra 2  ou mais horas dos carr

Toyota Mirai - carros tecnológicos que indústria pretende trazer para o país
Toyota Mirai – carros tecnológicos que indústria pretende trazer para o país

os elétricos. Mas, cuidado o Mirai não é mais um carro conceito, ele é o primeiro carro de produção a célula de hidrogênio vendido em massa e comercializado no Japão, Europa e Estados Unidos. Confira!

O Mirai – nome que significa futuro em japonês – é um sedã de quatro portas com o mesmo tamanho do Camry vendido no Brasil. Segundo a Toyota, ele vai rodar 480 km com um tanque de hidrogênio, será reabastecido em 5 minutos e seu escapamento vai soltar apenas vapor d’água.

Célula de combustível

O Mirai possui uma célula de combustível onde o hidrogênio se combina com o oxigênio do ar, produzindo água e eletricidade. É como uma bateria. Mas, em vez de recarregá-la com eletricidade, coloca-se mais hidrogênio para que a reação química possa continuar.

A eletricidade liberada pela célula é armazenada numa bateria convencional. De lá, ela alimenta o motor elétrico que move o veículo. Freios regenerativos reforçam a carga da bateria durante as frenagens.

A Toyota diz que a energia gerada com um tanque de hidrogênio seria suficiente para abastecer uma casa durante uma semana.