O futuro bate à porta no Salão do Automóvel de Paris.

Conectividade, eletromobilidade e direção autônoma são as megatendências que conduziram o Salão de Paris deste ano. Muitas das novas tecnologias já estão disponíveis e outras são para logo, com muitos carros elétricos e autônomos que já começam a ganhar as ruas da Europa a partir da virada da década.

301

Salão do Automóvel de Paris
1 a 16 de outubro de 2016

O Salão do Automóvel de Paris, finalizado em 16 de outubro de 2016, apresentou como tema central os carros elétricos, um ano depois do escândalo dos motores a diesel da VW.

Visando a recuperação da sua imagem, a Volks Wagen, é uma das montadoras que apostam decididamente nos carros elétricos, apresentando o conceito de um compacto que foi a estrela da marca no Salão, com produção prevista para 2020.

Volkswagen I.D. Concept (Foto: Divulgação)Volkswagen I.D. Concept (Foto: Divulgação)

Carros Elétricos ao alcance de todos

Chevrolet Bolt EV
Chevrolet Bolt EV

Segundo a VW este carro será tão “revolucionário quanto o Fusca”. Com foco no conceito de popularizar os carros elétricos a GM lança no fim do ano, nos Estados Unidos, o compacto Chevrolet Bolt que na Europa receberá o nome de Opel Ampera-e. O Bolt já foi apresentado em versão final de produção no Salão de Detroit, em janeiro último e foi apontado como o maior rival do Tesla Model 3. Ambos modelos, o Bolt e o Tesla 3, querem ser “populares” na corrente do Nissan Leaf, que lidera o mercado mundial dos carros 100% elétricos, ou seja, que rodam apenas com a energia da bateria. As vendas do Bolt começam no fim do ano, nos EUA. O Tesla será produzido a partir de 2017.

Tesla 3
Tesla 3

Autonomia é a palavra de ordem

O grande temor que a ideia dos carros elétricos despertou desde o começo foi sempre sua autonomia. A agradável sensação de carros que não poluem foi sempre um pouco manchada pelo medo de que eles não fossem adequados para longas jornadas. Isto é, eles seriam associados a pequenos trajetos devido a sua limitada autonomia, coisa que já foi superada porém, tema onde as montadoras ainda sofrem para dissipar esse conceito herdado dos primeiros carros elétricos e que recentes demonstrações apresentaram relevantes autonomias.

Segundo a Volkswagen o seu modelo ID rodará até 600 km com uma carga na bateria. O Bolt da GM assegura rodar até 383 km e o Tesla promete 346 km por recarga.